top of page

OMER




Contagem do Omer

Existem forças destrutivas espirituais em toda a nossa volta e dentro de nós, e somente destruímos esta energia através das várias etapas.

Uma destas etapas inicia no Ritual da PÁSCOA – PESSACH e vai até SHAVUOT (a Festa das Semanas), que é conhecido como o 50° Portal, no segundo dia de Pessach inicia um Ritual chamado de contagem do Omer, que irá finalizar no 50° dia.

O objetivo desta caminhada espiritual é eliminar as forças negativas que existem no interior de nossas vidas, que nos levaram ao processo de escravidão.

A ideia da 50º porta, que corresponde a um estágio de consciência do bem ou do mal vem do fato, que o universo é dividido em 7 portões, ou componentes cósmicos, nas quais podemos atingir e vivenciar. Cada Portal se divide em mais sete portais (7 X 7 = 49), daí teremos uma caminhada de 49 dias, para adentrar profundamente em todos os portais da nossa consciência.

Este período de 49 dias foi chamado de Contagem do Omer.

Referência na Torá da Contagem:

Parasha Emor: Levitico 23:9-22

Na tradição Judaica, uma contagem de Omer, nada mais que fazer obedecer o pedido de D'us que Manda (mitzva) contarmos, oferecemos a cada dia uma quantidade "x" de cevada para Ele, segundo Levitico 23:15.

A contagem do Omer nos traz uma sensação de posse do tempo, a consciência de ascensão e de que os conteúdos trabalhados dentro de nós são a base para o próximo degrau.

Sentido dentro da Kabbalah

Este ritual é o que garante, que após a libertação possamos realmente estar livres de impulsos do Ego. Um Kabbalah vê como um refinamento pessoal.

É através das meditações de cada dia que vamos reconstruir a nossa Árvore da vida. Serão 7 sefirot - 1 sefirá a cada semana, onde dentro dela existe uma expressão de mais 7. Cada sefirá é como um palácio dentro de ti, mas num nível não visível. Em cada palácio existem mais 7 aposentos.

A primeira semana cada um de nós vai limpar, purificar, trabalhar, conscientizar:

Semana 1 - Chessed - Misericórdia, expansão, amorosidade, cortesia.

Semana 2 - Guevurah - Rigor, força, uma ação radical, justiça e disciplina.

Semana 3 - Tifereth (pronuncia-se Tiféret) - uma harmonia, centralidade, unidade, o equilíbrio, uma proatividade, compaixão.

Semana 4 - Netzah - o movimento, uma resistência, ambição, o luxo, "como frescuras". O impulso para se colocar para fora e expressar como emoções.

Semana 5 -Hod (pronuncia-se RRod) - humildade, pensamento, racionalidade, conceitos.

Semana 6 - Yesod - União, busca de contato, entrega, os apegos, o infantil.

Semana 7 - Malkhut - uma ação, o fazer de cada expressão .. o contato com o mundo do fazer.

Acompanhe todo o Ritual na Escola de Kabbalah



56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SHABAT

bottom of page