top of page

Sucot


O mês de Tishrei é um mês intenso, com muito tranbalho espiritual, para que possamos transformar completamente nossa natureza e alcançar a plenitude que desejamos.

Depois de tantos trabalhos espirituais de purificação, estamos "vazios", necessitados de luz! A caminha a seguir, após o Yom Kippur, dia do perdão é a " festa de Sucot" , festa das cabanas (na tradição literal lembra a passagem dos hebreus no deserto e sua vida em cabanas).

Sucot acontece na Lua Cheia de Libra. Uma festa de sete dias; mais uma porta que se abre no céu para o nosso crescimento.

Sucot nos traz a experiência de ESPAÇO, a delimitação de nosso espaço, aqui, então, vamos trazer a alma para o corpo, um novo corpo. Uma nova vida!

A Sucá, palavra em hebraico que sugere plenitude, que vamos viver quando criamos um espaço adequado.

Por trás de sua aparência frágil a sucá (cabana) guarda o mistério da Divina Providência, constantemente presente em nossas vidas. As sucót representam, hoje, as nuvens que escoltaram nossos ancestrais do Egito à Terra Prometida no passado, oferecendo não só proteção e abrigo como todo o sustento (o maná que caía dos céus) de que necessitavam para realizar esta dura jornada. É através dela que podemos, agora entrar em contato com D'us, com a sabedoria. Podemos, assim, receber D'use toda a energia de sustento.

Outro aspecto de Sucót é a colheita. Por se tratar de um momento de fartura e júbilo.

Este é o momento tão esperado de COLHEITA, de nossos objetivos, para isto necessitamos estar abertos, com as portas abertas, humildes e não guardados, escondidos em nossas casas.

Uma das características de Sucot é a conexão com 4 diferentes tipos de vegetais, elas lembram as 4 formas, direções, energias, letras do Nome de D´us: Etrog -cidra, Lulav -ramo de palma, Adas -galhos de mirra e Aravot - galhos de salgueiro - estes formam um ramo, na qual é movido para todas as direções espaciais. A vontade, o pensamento, a emoção e a ação = você, segundo a Kabbalah, define-se por estas 4 formas.

Com estes vegetais realizamos movimentos, os movimentos do Lulav representam os desafios da Neshamá na sua caminhada espiritual. É o despertar da Alma para revelar todo o seu potencial aqui no Ser. A experiência do tempo existe para que possamos alcançar o nosso lugar (tempo e espaço = individuo harmonizado = experiência da sucá).

A festa é de 7 dias, e o costume é fazer as refeições nela, orar e estudar na sucá.

Segundo a kabbalah em cada uma das 7 noite convidamos um dos patriarcas (almas ascendidas) para que habitem junto de nós ( Abraão, Isaak, Jacó, Moises, Aaron, Josué e David). Cada um representa uma sefirá de Chesed a malchuth, cada dia representa uma dimensão em nosso ser que vamos " vestir".

1) Misericórdia - amor

2) Disciplina, Rigor

3) Beleza, equilíbrio

4) Persistência

5) Humildade

6) Nutrição, vinculo

7) Realeza, luta diária

Na Lua cheia do sétimo mês abrimos as portas da consciência de Biná e recebemos toda a sua luz. Os vegetais são as “antenas” físicas que captam a luz que nosso receptor está apto para receber, pois depois de Rosh Hashana e Yom Kippur a vasilha estando mais limpa pode receber mais luz, segundo o Rabino Berg, nossas klipot ou bloqueios são explodidos pelo toque do shofar , de forma que não exista mais uma cortina entre nós e a força da Luz de Deus – permitindo desta forma que recebamos a força da Luz sem limitações.

DO 7° AO 8° DIA

O dia de conexões para firmar e manifestar a abundância.

A NOITE – entramos nas Hoshanot!

A luz da lua começa baixar e a escuridão começa aparecer. É hora de estar atento ao que pode brotar – sabe aqueles padrões antigos? Pois é podem vir a tona DE NOVO!!!

HASHANA RABÁ é a conferencia das SOMBRAS.

Durante a noite, na madrugada meditamos, estudamos para conferirmos nossas sombras, sob a luz da lua. Feche os olhos e medite no que aparece – medos, inseguranças, imagens e palavras ruins... TEM QUE TER CORAGEM...mas mergulhe nisso....pois as orações que vamos apresentar para você irão lhe ajudar a consertar isto.

Sabe-se que neste momento o plano espiritual esta conferindo seu ano e a fechadura para o programa do ano está sendo fechado.

Um sábio iria conferir nesta noite o nível de energia em que você está!!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yom Kippur - O Perdão

Na Kabbalah e no Judaismo perdão é um tema de grande importância. Temos uma data especial para o perdão – o Yom Kippur e o Shabat é conhecido como um pequeno Yom Kippur. A cada semana podemos perdoar.

bottom of page