top of page

A Dimensão feminina na Kabbalah

D'us convocou Moshê ao topo da montanha, e deu-lhe as seguintes instruções acerca de como preparar o povo judeu para a Outorga da Torá: "Fale com as mulheres até mesmo antes que com os homens, dirija-se a elas gentilmente, e dê-lhes os princípios gerais. Os homens, por outro lado, devem ser ensinados de maneira severa, e devem ser bem-versados em todos os intricados detalhes das leis."

____________________________________________________

Na anatomia da criação expressa pela árvore da vida, o último estágio do processo é MALCHUTH, o Reino, que representa o mundo manifesto, físico, do corpo e dos 5 sentidos, aqui é onde expressamos as essências psíquicas e físicas. Considera-se que esta parte é onde está 99% da nossa consciência, e que está separada das outras realidades ou vibrações (9 sefirot) e é esta a parte que se encontra no Exílio.

Malchut é o feminino e se encontra em separação de seu masculino, como uma mulher que está separada de seu marido. Seu recebimento de luz está limitado e nosso trabalho é reestabelecer a sua relação com esta Luz.

O caminho para reestabelecer a Luz neste mundo físico é o que chamamos de Redenção, e em Proverbios 12:4 está escrito “ uma mulher valorosa será a coroa de seu marido”. Quando estudamos a Torá descobrimos que a Torá foi entregue para as mulheres, antes dos homens, pois Hava (Eva) não aceitou a Lei de não comer a fruta, dada à Adam, no Paraiso e agora D´us decide corrigir, entregando para aquelas que desejam receber a Luz da Torá. O Talmud declara que "no mérito das mulheres justas, os judeus foram redimidos do Egito". O Santo Ari [líder dos Cabalistas de Safed] enfatiza que a Redenção Futura seguirá o padrão do êxodo e, assim, também virá como resultado do mérito das mulheres justas daquela geração. Como a geração da Redenção final será uma reencarnação da geração do êxodo do Egito, a Redenção futura refletirá o padrão dessa redenção.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page