top of page

TISHA B´AV

O mês de Av, um mês onde o Sol habita a sua casa , a energia do signo de Leão ( o sol rege este signo), começa dentro das 3 semanas negativas. Saímos de uma energia noturna e agora adentramos uma energia de forte intensidade de luz, e a luz é tão intensa que nos cega, isto é a vasilha não aguenta , não está pronta para receber toda esta luz, e corre o risco de viver um curto circuito, por isto durante os 10 dias iniciais de Av nós temos uma energia estranha!

O dia mais escuro e negativo do ano é o dia 9 Av, conhecido como Tisha B´Av, mas a escuridão é o espaço para que Luz apareça e isto, só depende de ti.

O dia 9 de Av é o último dia das 3 semanas negativas, um dia de Jejum completo e introspecção, sem meditação ou estudo da Torá. Lemos a Megilat Eicha (O Livro das Lamentações) na noite do dia 9 de Av, e não há uma segunda leitura nesse dia, como em outros feriados.

Este dia traz a memória do Tempo:


O Primeiro Templo de Jerusalém foi destruído no Nono dia de Av, 2.500 anos atrás.

• O Segundo Templo de Jerusalém foi destruído no Nono dia de Av, 2.000 anos atrás.

• Os israelitas foram expulsos da Inglaterra no ano de 1290 no Nono dia de Av.

• A primeira Cruzada que dizimou dezenas de milhares de pessoas ocorreu em 1096 em Nove de Av.

• Os judeus foram expulsos da Espanha no Nono dia de Av em 1492.

• Colombo acabou atrasando sua partida para o novo mundo em um dia, porque ele não queria partir no Nove de Av.

• Alemanha declarou guerra à Rússia, dando início a 1ª Guerra Mundial, no Nove de Av.

• A Resolução Final na 2ª Guerra Mundial foi aprovada por Heinrich Himmler em Nove de Av.


Através da nossa consciência e trabalho espiritual que fazemos TODOS OS DIAS, combatemos nosso maior inimigo, o Satan ( desvio em hebraico ).

Este é um dia fora do Tempo, um dia de Luto, onde a Luz sem proteção desperta aspectos negativos. Havendo uma tendência de haver mais atração de energias, que se chegam a nós, explodindo a vasilha!!

Por isto…buscamos a aquietação, o silêncio e oração.




Temos um grande trabalho - Tikun - para realizar... TRAZER A LUZ ESPIRITUAL PARA NOSSA REALIDADE!!!!!!

Ao final do dia 9 Av, comemos um ovo ou lentilhas. Saímos deste estado de Luto, para começar a receber a Luz.



A Nove de Av de 2449 (1312 AEC), a geração de judeus que saiu do Egito sob a liderança de Moshê 16 meses antes foi condenada a morrer no deserto e a entrada na Terra de Israel foi adiada por 40 anos.

Esta é a primeira das cinco tragédias nacionais que ocorreram em 9 de Av relatadas pelo Talmud (Taanit 4:6), devido às quais o dia foi designado como dia de jejum. As outras quatro foram: a destruição dos dois Templos, a Queda de Betar, e a destruição de Jerusalém.

Tanto o Primeiro como o segundo Templo em Jerusalém foram destruídos em 9 de Av: o Primeiro pelos babilônios em 3338 (423 AEC) e o Segundo pelos Romanos em 3829 (69 EC).

A destruição dos Templos representa a maior tragédia na História Judaica, pois assinala nossa descida à galut – o estado de exílio físico e afastamento espiritual no qual nos encontramos hoje. Assim, a Destruição é pranteada como uma tragédia que afeta nossa vida hoje, 2000 anos depois, não menos que a própria geração que a viveu em primeira mão.

Porém Nove de Av também é um dia de esperança. O Talmud relata que Mashiach ("O Ungido" – o Messias), nasceu no mesmo momento em que o Templo foi incendiado e o Galut começou. [Isso está de acordo com os ensinamentos de Nossos Sábios, que: "Em toda geração nasce um descendente de Yehuda que é digno de se tornar o Mashiach de Israel" (Bartinoro sobre Ruth); "Quando chegar a hora, D'us se revelará a ele e o enviará, e então o espírito de Mashiach, que está oculto em segredo no Alto, se manifestará nele" (Chattam Sofer).]

Betar, a última fortaleza na heróica rebelião de Bar Kochba, caiu para os romanos a 9 de Av de 3893 (133 EC), após um cerco de 3 anos. Aproximadamente 580.000 judeus morreram de fome ou pela espada, incluindo Bar Kochba, líder da rebelião.

Os judeus da Inglaterra foram expulsos pelo Rei Edward I nesta data em 1290.

Os judeus da Espanha foram expulsos pelo Rei Fernando e pela Rainha Isabel a 9 de Av de 1492, dando fim a muitos séculos de florescente vida judaica naquele país.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tu'Be Av

Comments


bottom of page