top of page

AS ENERGIAS DO 4º MÊS TAMMUZ (CÂNCER)


Medite nas letras do mês visualizando da direita para a esquerda. <<

MÊS DE TAMMUZ Este é o 4° mês, sob o signo de Cancer – Sartan, a energia da água e a regência da Lua ( Levaná). Acontecimentos do mês: ¨Quebra das tábuas das leis ¨ Anulação do sacrifício diário ¨ Apostumus queimou a Torá e colocou um deus no altal do templo. ¨ Destruição dos muros de Jerusalém (destruição do Templo) – Nabucodonosor (586 ªE.C.) e Tito (70 E.C.) Todos os acontecimentos ocorreram em épocas diferentes, mas no mesmo dia – dia 17 de Tamuz. Este dia é conhecido como dia de ½ Jejum. (Tsom Shivá Assar Betamuz). As tres semanas entre este jejum e Tisha Beav (9 de Av) são considerados dias de Luto. Neste mês encontramos um nível de energia cósmica pouco comum – muito negativa, pelo exílio da nossa proteção, a Shechiná. Devemos Ter certas precauções, pois não há revelação da Shechiná (aquela que manifesta e estabiliza a força). Sem a vasilha que segura a força está sob o perigo da energia. Como o Templo era o canal, sem ele é impossível deter a energia violenta da força, o que faz com que possamos viver momentos de forte reatividade. Nos encontramos em um estado de Katnut (baixa da consciência), onde podemos retroceder, pisar em falso, colocar-se no Egito. “Emburrecer-se”. Ter contato com o sofrimento, com situações do passado que se repetem. A meditação neste período é importante. É a antítese de Israel – mês de destruição (Esav). Energia cósmica: Caranguejo (Câncer) – sartan Ligada a palavra satan, desvio, onde nos deparamos com o sagrado x não-sagrado – inicio da destruição através dos olhos que veem o bezerro de ouro, e assim, podemos nos desviar daquilo que é sagrado. A energia do mês é a energia da água, esta pode ser positiva ou negativa. O Diluvio representa a destruição, mas a água alimenta os prazeres (verão) – prazer físico mais acentuado. Água nos traz mudanças. Mudar através da impetuosidade, buscas algo mais elevado. O canceriano se influencia, sai da realidade, mas pode desenvolver a visão e a preocupação pelos outros. Usa suas emoções para o bem ou para o mal. É um mês de tempestades emocionais, onde o lado infantil pode ganhar espaço. As dependências, frustrações. O Tikun é aprender a compartilhar, olhar pelo outro, trazer a energia materna para cuidar e reestabelecer o Templo Sagrado, com a sua Shechiná. TRIBO:

  • Neste mês, parte da tribo de Reuven rebelou-se contra Moshê e ficaram ao lado de Côrach.

o primogênito (bechor) – representa a poderosa energia de tudo que vem primeiro. O primeiro fruto, os primeiros momentos do dia, o início de cada criação – têm enorme quantidade de energia. “Instável como a água”, este poder pode seguir dois caminhos: se domado corretamente, o “bechor/energia de Reuven pode mudar os mundos; se abusado pode destruir. Como a água, pode ser a fonte da vida, mas se deixada livre erode seu ambiente e pode inundar

CHET E TAV - cancer Chet é a oitava letra do alfabeto e oito é um número ligado à transcendência da experiência física, a comunhão com a Shechiná. Em sua forma, temos uma letra Zayin (a mulher/Malchut) e uma letra Vav (o homem/Zeir Anphin) unidas. Não é por acaso ser Chet a inicial de chupá, a tenda que recebe um casal durante a cerimônia de casamento (lembre-se que também nos referimos a estas duas letras na construção da palavra Tamuz). Tav é a inicial de tikun ("correção"), tefilá ("oração"), tehilim ("salmos") e teshuvá ("retorno"), entre outras. Por ser a última letra do alfabeto, traz a energia de finalização que permeia todo o período associada à necessidade de renovação, pois tav, em aramaico, significa "de novo", indicando que algumas coisas devem terminar para que outras tenham início.

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page